GREVE GERAL 28/4: MARAVILHA É PONTO ESTRATÉGICO DE MANIFESTAÇÕES

Berço eleitoral do Deputado Federal e empresário Celso Maldaner, cidade do extremo Oeste catarinense recebeu expressivo número de manifestantes.
 WhatsApp Image 2017-04-28 at 14.46.56
A manhã fria de sexta-feira, 28 de abril, começou movimentada em Maravilha. Aos poucos, diversos ônibus, vans e carros de passeio, vindos dos mais diversos municípios do extremo Oeste catarinense, chegavam na cidade trazendo trabalhadores, agricultores, estudantes, desempregados, líderes e representantes dos mais variados movimentos sociais e de categorias profissionais.
 .
Todos vindos motivados pela adesão à Greve Geral, em protesto contra a lei da terceirização e às reformas das leis trabalhistas e da Previdência, propostas pelo presidente Michel Temer.
WhatsApp Image 2017-04-28 at 14.44.22 (1)
Maravilha foi escolhida estrategicamente pelos organizadores da manifestação, por ser a localidade onde reside o Deputado Federal Celso Maldaner (PMDB), único voto da região na Câmara Federal. A intenção do movimento era o de pressionar o político maravilhense a votar de forma contrária às proposições apresentadas pelo Executivo Nacional.
 .
Após a concentração na praça central, a massa popular seguiu em passeata pelas principais vias do centro, conclamando a população à adesão na caminhada.
WhatsApp Image 2017-04-28 at 14.44.21 (1)
No percurso em direção ao trevo de acesso à BR 282, um carro de som emanava discursos dos organizadores e de representantes sindicais, de movimentos sociais e políticos da região.
 .
O momento mais tenso foi quando o protesto alcançou a frente da FM Pneus — empreendimento de propriedade de Celso Maldaner (veja o vídeo aqui). A empresa teve sua fachada pichada por um dos manifestantes com a palavra “ladrão”, enquanto uma grande concentração de pessoas que bradavam gritos de ordem em desaprovação à conduta do deputado perante as recentes votações que implicam diretamente no futuro dos trabalhadores e do povo, fazendo alusão à sua postura de proteção às intenções do governo Temer e ao fato de ele “não representar o povo e nem os trabalhadores da região”. As ações foram acompanhadas pelo diretor da empresa e filho do deputado. Em determinado momento, funcionários tomaram os acessos de entrada da empresa, prostrando-se frente à frente com os manifestantes. Os ânimos, porém, não se exaltaram além disso e a Polícia Militar apenas acompanhou a dissipação da aglomeração, sem necessitar fazer uso da força, tampouco efetuar a prisão de ninguém.
WhatsApp Image 2017-04-28 at 14.44.21 (2)
O ato se encerrou quando a multidão tomou o trevo que dá acesso à BR 282, resultando na interrupção do trânsito em ambos os lados da rodovia.
WhatsApp Image 2017-04-28 at 15.37.54
De acordo com os agentes da Polícia Rodoviária Federal presentes no momento da ocupação do trevo, tudo transcorreu em ordem e pacificamente, dentro do previsto informado pelos organizadores.
 .
Entre os discursos inflamados contra as medidas abusivas propostas pelo presidente Michel Temer, que afetarão diretamente às classes mais pobres dos trabalhadores brasileiros, participantes e organizadores reafirmaram a disposição à novas manifestações em Maravilha, com ainda mais participantes, se necessário for, buscando a sensibilização do deputado local.
WhatsApp Image 2017-04-28 at 14.44.21 (3)
(Fotos: Jone Schuster)
Publicado em Notícias | Deixe um comentário